domingo, 15 de janeiro de 2012

Jovens devem ser orientados a responder chamado de Deus, diz Papa


No Angelus deste domingo, o Papa pediu aos fiéis e peregrinos que rezem pelos educadores para que orientem bem os jovens
Na recitação do Angelus deste domingo, 15, o Papa Bento XVI destacou a importância dos mediadores – educadores, pais e sacerdotes – na orientação dos jovens que se sentem chamados por Cristo.

“A fé cristã, por si, pressupõe o anúncio e o testemunho: de fato essa consiste na adesão à boa nova que é Jesus de Nazaré, que morreu e ressuscitou e que é Deus. E assim, também o chamado a seguir Jesus, mais de perto, renunciando a formar uma própria família para dedicar-se à grande família da Igreja, passa normalmente através do testemunho e da proposta de um ‘irmão maior’, normalmente um sacerdote”, explicou o Papa aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI - 15/01/2012

Bento XVI destacou também o papel fundamental dos pais, que com sua fé genuína e alegre e seu amor conjugal mostram aos filhos que é lindo e é possível construir toda a vida sobre o amor de Deus.

Da janela de seu escritório, o Papa explicou que as Leituras bíblicas deste domingo – segundo do Tempo Comum – mostram a importância da figura que desenvolve um papel de mediador, ajudando as pessoas chamadas a reconhecer a voz de Deus e segui-la.

“No caso de Samuel [na primeira Leitura], trata-se de Eli, sacerdote do templo de Shiloh. Uma noite, Samuel, que era ainda um garoto e desde pequeno vivia a serviço do templo, por três vezes seguidas sentiu ser chamado em seu sono e foi a Eli. Mas não era ele a chamá-lo. Na terceira vez, Eli entendeu e disse a Samuel: Se te chamarem ainda, responda: “Fala-me, Senhor, porque o teu servo te escuta”(1 Sam 3,9)”, indicou o Santo Padre.

No caso dos discípulos de Jesus, destaca o Pontífice, a figura mediadora é aquela de João Batista. Depois do batismo de Jesus no rio Jordão, João Batista indicou Jesus aos seus discípulos dizendo: “Eis o cordeiro de Deus!” (Jo 1,36), que equivale a dizer: Eis o Messias.

“E aqueles dois seguiram Jesus, permaneceram por um longo tempo com Ele e se convenceram que era realmente o Cristo. Logo, disseram aos outros, e assim se formou o primeiro núcleo daquele que se tornaria o colégio dos Apóstolos”, esclarece o Papa.

Ao fim do Angelus, Bento XVI pediu aos fiéis e peregrinos que rezassem à Virgem Maria por todos os educadores, especialmente os sacerdotes e pais, para que “tenham plena consciência da importância de seu papel espiritual, para favorecer nos jovens, além do crescimento humano, a resposta ao chamado de Deus, a dizer: ‘Fala, Senhor, o teu servo te escuta’”.
fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284895

Nenhum comentário:

Postar um comentário