quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A FÉ



Ter fé é acreditar que Deus existe, embora nós não o vejamos, e procurar fazer sempre a sua vontade. Essa crença e essa união com Deus muitas vezes são esquecidas, ou deixadas de lado, ou mesmo ignoradas pelo ser humano. As causas desse abandono da fé são diversas: a revolta com o mal presente no mundo, quando a pessoa diz que Deus é culpado por isso, a ignorância ou a indiferença religiosa, as preocupações com as coisas no mundo e com suas riquezas (Mt 13,22), o mau exemplo dos que crêem, as correntes de pensamento hostis à religião, o medo do homem pecador que se esconde de Deus e foge ao seu chamado (Gn 3,8-10; Jn l ,3).

Deus se revela ao homem por meio de suas obras, por meio dos acontecimentos e diretamente; revelou-se aos patriarcas, nossos primeiros pais, que relataram suas experiências com ele na Bíblia (Noé, Abraão e Moisés).

Deus se revelou totalmente por meio de Jesus Cristo, seu Filho. Nele, o Pai disse tudo. Cabe a nós captarmos pouco a pouco todo o alcance dessa revelação de Deus ao longo dos séculos, transmitida a nós pêlos apóstolos, de duas maneiras: oralmente (a tradição apostólica) e por escrito (a Bíblia).

Queremos lembrar que a Bíblia, verdadeiramente inspirada por Deus, é uma parte dessa pregação apostólica. Os bispos e os sacerdotes validamente ordenados são como que os "descendentes" dos apóstolos e continuam a exercer a missão dada aos apóstolos por Jesus. A isso se dá o nome de "sucessão apostólica". A sucessão apostólica, garantida nos papas e bispos, continua a transmissão viva da Revelação até a consumação dos tempos.

A maioria da humanidade tem fé em Deus, mas não acredita que Jesus é Deus. Esses são os "não-cristãos" (são 4 bilhões, ao passo que os cristãos somam apenas l bilhão). Para ser cristã, a pessoa tem de ser batizada "em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" enquanto está em contato com a água e crê na Santíssima Trindade, ou seja, que em Deus há 3 pessoas: o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo.

Na prática, entretanto, é cristão quem ama a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo, praticando assim o amor cristão, ficando livre de pecados.

Algumas religiões não-cristãs: Mórmons (não acreditam na divindade de Jesus Cristo), Testemunhas de Jeová, Espíritas, Judeus, Islamitas, Budistas.

Fonte: Caminho de vida - Preparação para a Crisma Livro 2. Autor Padre Alfieri Eduardo Bompani. Editora Santuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário