sábado, 15 de setembro de 2012

Sacramentos



Sacramento é um sinal sensível, instituído por Jesus Cristo, para nos conferir a graça.


No sinal sensível, distinguem-se a matéria e a forma. A primeira pode consistir num objeto (água, óleo, pão) ou num ato (imposição das mãos, etc); e a segunda, a forma, são as palavras que, juntas à matéria, constituem o sacramento, formam um só sinal – com a significação e efeito próprios.


A forma determina o sentido da matéria. Derramar água na cabeça de uma criança poderia ser para lavá-la fisicamente, mas as palavras usadas no Batismo dão a este ato a significação espiritual.


A matéria dos sacramentos é relacionada com o efeito: no Batismo (pela água) nos lavamos (do pecado original); na Eucaristia (pelo pão) nos alimentamos (espiritualmente), e assim por diante.


Um sacramento bem administrado (com matéria e forma certas e juntas) produz o efeito próprio, independentemente do valor de quem o administra – porque é o próprio Deus quem age por meio dele. A virtude dos sacramentos vem dos méritos de Jesus Cristo e não da pessoa que os executa.


Os sacramentos são sete – e relacionam-se com toda a nossa vida.


Há uma perfeita comparação entre a vida natural e a sobrenatural:


- O homem nasce


O Batismo o faz nascer para a graça;


- O homem cresce e fortifica-se


A Crisma tem essa função no plano espiritual;


- O homem alimenta-se


A Eucaristia é o Pão da Vida, o alimento da alma;


- O homem cura-se


A penitência é o remédio para a chaga espiritual, o pecado;


- O homem na enfermidade e velhice, refaz-se


A Unção dos enfermos alivia, consola e prepara para a morte;


- O homem vive em sociedade, sob uma autoridade hierárquica


A Ordem perpetua o ministério sacerdotal;


- O homem propaga a espécie


Esta é a função do Matrimônio.


Todos os sacramentos nos dão a Graça Santificante.


Mas uns levam a alma ao Estado de Graça, tirando-a do pecado: levam a alma da morte para a vida – por isso são chamados: sacramentos de mortos. Estes são o Batismo e a Penitência – e a graça que conferem se chama graça primeira.


Os demais também produzem também a graça santificante, mas só podem ser recebidos por quem já está em estado de graça, chamando-se, por isso, de sacramentos de vivos. A graça que conferem, é um aumento da já existente na alma, é chamada graça segunda.


Além disso, cada sacramento produz uma graça própria – a graça sacramental, isto é, um direito às graças atuais necessárias para cumprir as obrigações impostas pelo sacramento. No Batismo, por exemplo, recebe-se além da graça primeira, recebe-se as graças atuais necessárias para se viver cristãmente.


Existem três sacramentos que marcam definitivamente a alma que os recebe (e, por isso, são recebidos uma só vez). Eles imprimem, na alma, um sinal espiritual que jamais se apaga. São o Batismo, a Crisma e a Ordem. Um padre, por exemplo, pode ser dispensado de suas obrigações sacerdotais, porém, jamais deixará de ser padre. Viverá, talvez, desordenadamente, mas o sacramento da ordem o acompanhará à eternidade.


E, já que essa marca se chama caráter (caráter = marca de Jesus Cristo na alma), o cristão, simplesmente batizado e, mais ainda, o crismado e, com mais forte motivo, o ordenado, deve distinguir-se pelo caráter.

 

fonte: http://jardimdafe.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário