quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Papa destaca que atletas são mais que meros competidores



O Papa Bento XVI recebeu nesta quinta-feira, 27, os participantes do 32º Congresso Mundial de Medicina do Esporte, em Castel Gandolfo

 

O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta quinta-feira, 27, em Castel Gandolfo, os participantes do 32º Congresso Mundial de Medicina do Esporte. Em seu discurso aos presentes, o Papa lembrou que o esporte é mais que uma competição e que os atletas são mais que meros competidores. Eles são, segundo explicou o Papa, “detentores de moral e capacidade espiritual que deve ser enriquecida e aprofundada por esportes e medicina esportiva”.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Dicurso do Papa - Congresso Mundial de Medicina do Esporte - 27/09/2012


Bento XVI afirmou que o Congresso é um sinal da capacidade que o esporte e os atletas têm de se esforçarem para unir as pessoas e os povos em busca da excelência da competitividade pacífica. “As recentes Olimpíadas e Paraolimpíadas em Londres deixaram isso claro”, disse.

Embora tendo destacado a importância dos atletas, que são mais que meros competidores, Bento XVI lembrou que, às vezes, a fama, o sucesso e a busca por dinheiro acabam se tornando o principal ou o único motivo para os envolvidos.

“Tem acontecido de tempos em tempos que vencer a todo custo substituiu o verdadeiro espírito do esporte e levou ao abuso e uso indevido dos meios à disposição da medicina moderna”.

O Papa lembrou ainda que, independente da capacidade atlética de cada um, os atletas são chamados à perfeição moral e espiritual antes do chamado para qualquer realização física. Assim sendo, o Santo Padre exortou os presentes a manterem antes de tudo a dignidade dos atletas assistidos por seu trabalho médico profissional.

“Deste modo, vocês serão agentes não somente de cura física e excelência atlética, mas também de regeneração moral, espiritual e cultural”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário