sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NOSSAS ADVERSIDADES



Uma filha se queixou a seu pai que sua vida e as coisas estavam muito difíceis. Estava cansada de lutar e combater. Seu pai levou-a até a cozinha, encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver. Na primeira ele colocou cenouras. Na segunda, colocou ovos e, na terceira, pó de café.

Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e colocou-as numa tigela. Retirou os ovos e os colocou em outra tigela. Pegou enfim o café com uma concha e colocou-o também numa tigela.

Virando-se para a filha, o pai perguntou:

- Querida, o que você está vendo?

- Cenoura, ovos e café. O pai pediu a ela que experimentasse as cenouras. Ela obedeceu e notou que estavam macias. Pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Depois de retirar a casca, ela verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, pediu-lhe que tomasse um gole do café. Ela sorriu, ao sentir aquele aroma delicioso.

Perguntou, então, humildemente:

- O que isto significa pai?

Ele explicou que cada um daqueles produtos havia enfrentado a mesma adversidade: água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.

A cenoura entrara forte, firme e inflexível, mas, depois de ter sido submetida á água fervendo, amolecera e se tornara frágil.

Os ovos eram frágeis, mas, depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais duro. O pó de café, contudo, foi incomparável. Depois que fora colocado na água fervente havia mudado a água.

- Qual deles é você? – perguntou à filha. E continuou: - Você é uma cenoura, que parece forte, mas com a dor e a adversidade murcha, se torna frágil e perde sua força? Ou será que você é como o ovo, que começa com um coração maleável? Você tinha um espírito maleável, mas depois de uma dor se torna mais difícil e duro? Sua casca parece a mesma, mas você esta mais amarga e obstinada, com o coração e o espírito inflexíveis? Ou ainda, você é como pó de café? Ele muda a água fervente para conseguir o Maximo de seu sabor. Se você é como pó de café, quando as coisas se tornam piores, você se torna melhor e faz com que as coisas em torno de você também se tornem melhores.

Miriam e Simone

fonte: http://gvjoaopauloii.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário