sexta-feira, 29 de abril de 2011

O CONTO DA VIDA

O CONTO DA VIDA

O GALO

O galo acordava bem cedo todas as manhãs e dizia para a bicharada do galinheiro: - Vou cantar para fazer o sol nascer...
Ato contínuo, subia até o alto do telhado, estufava o peito, olhava para o horizonte e ordenava definitivamente: - Co-co-ri-co-có...
E ficava esperando. Em poucos minutos, a bola vermelha começava a aparecer e se mostrava toda acima das montanhas, iluminando tudo. O galo voltava orgulhoso e dizia aos bichos:
- Eu não disse?
E todos ficavam boquiabertos e respeitosos ante o poder extraordinário conferido ao galo: cantar para fazer o sol nascer. E ninguém ousava duvidar, porque tinha sido sempre assim. O galo pai também cantara para fazer o sol nascer, e também o galo avô.
Aconteceu, entretanto, que o galo, certo dia, perdeu a hora e, quando acordou, o sol já estava lá, brilhando no meio do céu, sem necessidade do seu canto. A partir desde dia, o galo foi acometido de uma incurável tristeza porque o sol não nascia por causa do seu canto. Os bichos foram acometidos de maravilhosa alegria por saberem que não precisavam do galo para o sol nascer.

LIÇÃO DE VIDA

Há pessoas que se parecem com o galo. Acham que sem elas o sol não nasce. São possuídas por uma curiosa ilusão.

Rubem Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário