sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Cristãos buscam refúgios para fugir da balbúrdia carnavalesca


 
O carnaval, festa tida como a mais popular do Brasil e que envolve o maior número de pessoas, inclusive bons cristãos, não é uma unanimidade. Há muitas pessoas que fogem da balbúrdia carnavalesca e se refugiam em lugares tranquilos, em busca de paz e de oração. Chácaras e sítios, distantes dos centros urbanos, são procurados por muitos dos que não aderem ao carnaval.
Outros, ainda, aproveitam o período para participar dos chamados "retiros de carnaval", promovidos por grupos como o Shalom, Renovação Carismática Católica, fraternidades, Comunidades de Vida e Aliança consagradas e outros movimentos da Igreja Católica.
Em alguns casos, os retiros também contam com momentos de animação, frevo e outras atividades de lazer, porém sem bebidas alcoólicas e sem as permissividades que se presenciam nos carnavais, pelo Brasil afora.
Num rápido levantamento feito nesta semana que passou, junto às paróquias da Arquidiocese de Natal, foram identificados, pelo menos, oito "retiros de carnaval", que acontecerão no período carnavalesco.
II Adoradores
Na paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara, o retiro de carnaval, denominado II Adoradores, será realizado de 10 a 12, na Escola Estadual Francisco de Assis Bettencourt, com entrada gratuita. As pregações serão feitas por integrantes da Comunidade Católica Maria Mater, no domingo e segunda-feira; e pela Fraternidade Católica Éfeso, na terça-feira de carnaval.
No período, além das pregações, também haverá a recitação do terço e do ofício de Nossa Senhora, momentos de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, e celebração da missa. Para os que quiserem, também haverá oportunidade de confissão. Mais detalhes, no site: www.gjse.com.br.
Renascer
Anualmente, a Comunidade Shalom promove o retiro de carnaval com o nome 'Renascer'. Neste ano, o tema das pregações é "Tudo é possível àquele que crer", uma citação do Evangelho de Marcos. A escolha do tema foi motivada pela vivência do Ano da Fé, na Igreja Católica. O Renascer será realizado de 9 a 12, no Instituto Maria Auxiliadora, situado na avenida Hermes da Fonseca, 603, Petrópolis, Natal.
O evento tem entrada franca, mas os organizadores pedem que levem um quilo de alimentos não perecível. É um gesto de caridade. Os alimentos serão doados ao Abrigo Juvino Barreto. Além disso, os participantes também poderão concorrer a um pacote de viagem para ir à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. A programação consta de pregações, louvor, adoração, cursos e apresentações artísticas. Mais informações, pelo e-mail: eventosnatal@comshalom.org ou pelos fones 3091-7500 / 8864-4671 / 9640-9801.
Acampamento
Na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, o Ministério Jovem e a Renovação Carismática realizarão o IV Acampamento de Carnaval, denominado "Éfeta 2013, no período de 9 a 12, na Escola Estadual Prof. Otto de Brito Guerra. Em preparação para o acampamento, o Ministério Jovem e o Ministério de Arte, da RCC, realizam o "Incendeia". Os dois ministérios vão aos setores missionários, na cidade e na zona rural, e passam o dia ou uma tarde, realizando o trabalho de evangelização.
O "Incendeia" vem sendo realizado desde o dia 20 de janeiro e prossegue até este sábado, dois de fevereiro. Os grupos visitaram mais de 10 comunidades. "É uma forma de vivenciar um pouco do que será o 'Éfeta 2013'", afirma Júlio Oliveira, do Ministério Jovem. O "Efeta 2013" será aberto no sábado, 9 de fevereiro, às 15 horas. A programação consta de missas, adoração, pregações, apresentações, louvor e uma "noite jovem".
Ágape
A coordenação arquidiocesana da Renovação Carismática Católica promoverá o "Ágape 2013", no período de 9 a 12, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com o tema: "Se queres, verás a glória de Deus". No dia 9, será das 14 às 18 horas. Nos demais dias será das 8 às 18 horas, com missa, diariamente, às 16 horas.
Durante o evento, haverá pregações, workshops, celebrações, louvor, adoração, shows e Ágape para crianças, em espaço separado das atividades dos adultos. Haverá alojamento para caravanas que vierem do interior. A missa de encerramento, no dia 12, será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira. Informações, nos fones: 3613-0034 / 8857-1500.
Em Nova Cruz, o retiro de carnaval, também chamado ágape 2013, será realizado de 10 a 12, na Escola Municipal Nestor Marinho, promovido pelo grupo Renascer, da Renovação Carismática Católica da paróquia. No período, haverá momentos de oração, louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, missas e pregações.
Outros retiros
A Congregação Mariana Nossa Senhora da Conceição e São Tarcísio, da paróquia de São Pedro Apóstolo, do Alecrim, em Natal, também realizará retiro de carnaval, de 10 a 12, no Colégio das Neves. As atividades serão das 7h30 às 16 horas, terminando com a celebração da Missa. É preciso fazer inscrição e pagar uma taxa de R$ 5,00. Haverá pregações, adoração, reza do Ofício de Nossa Senhora e do Terço e confissões. Informações, nos fones: 9966-3952 e 8855-5146.
O grupo da Renovação Carismática, da paróquia do Beato José de Anchieta, de Lagoa Nova, em Natal, participará do Ágape, no IFRN. Ao mesmo tempo, o Grupo Água Viva, da paróquia, realizará louvor especial, no dia 12, às 19 horas, na Matriz, com acesso livre.
A Fraternidade Católica Éfeso realizará o retiro de carnaval já pelo décimo ano consecutivo. Será de 10 a 12, das 8 às 16 horas, na Escola Municipal Professora Francisca Ferreira, no bairro Bom Pastor, no Km 6. No encerramento, na terça-feira de carnaval, haverá missa, às 16 horas.
A Fraternidade também realizará um retiro interno, no mesmo período. Haverá necessidade de se inscrever e pagar uma taxa. Durante o retiro interno, haverá adoração ao Santíssimo, pregações, momentos de Cura e Libertação, atendimento de oração, confissão, momento mariano. Informações, no site: www.fraterefeso.com.br, ou no telefone 4141-7287.

fonte: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/not0402retiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário