segunda-feira, 27 de junho de 2011

Por que o Senhor derrama o Seu Espírito?

Segunda-Feira, 27 de junho 2011, 10h54

Hoje, Deus está investindo tudo. Ele está investindo Seu Espírito Santo para trazer de volta os Seus filhos. O que nós estamos presenciando é o que nos diz a profecia de Joel: “Publicai o jejum, convocai a assembleia, reuni os anciãos e toda a população no templo do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor: ‘Ai, que dia!’ O DIA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMO... Tocai a trombeta em Sião, dai alarme no meu monte santo! Estremeçam todos os habitantes da terra, EIS QUE SE APROXIMA O DIA DO SENHOR... Por isso, agora ainda — oráculo do Senhor —, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto” (Jl 1,14-15a; 2,1.12).

É um grande apelo à conversão! O Senhor sabe que somos assim: ouvimos, nos emocionamos, ficamos até abalados, e depois tudo passa. Mas agora o apelo é urgente! O Senhor quer salvar os Seus filhos! Quer trazê-los de volta! Pois o dia do Senhor está próximo!

Antes que Ele venha, antes que Ele seja obrigado a separar as águas; antes que Ele venha para separar o joio do trigo, Ele quer trazer os Seus filhos de volta! Por isso está investindo o melhor que Ele tem. Ele está derramando Seu Espírito Santo [sobre nós], Ele está fazendo com que os dons do Espírito Santo se realizem de maneira concreta, palpável, visível! Ele está nos levando à coragem apostólica! À ousadia na evangelização! Ele está nos conduzindo ao dom de “parresia”!

Eis o que diz a profecia de Joel: “Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu espírito sobre os escravos e as escravas” (Jl 3,1-2).

Tudo isso está acontecendo! É um derramamento do Espírito Santo com prodígios, com sinais, com milagres. É um derramamento com abundância de prodígios: "Vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões". São os nossos filhos e filhas, nossos pais e avós, são os que vivem conosco.

Nossos filhos e filhas, nossos jovens serão profetas. O Senhor vai fazer prodígios! Já estamos vendo os sinais! A profecia de Joel mostra também sangue, fogo e colunas de fumaça: "O sol converter-se-à em trevas e a lua, em sangue, ao se aproximar o grandioso e temível dia do Senhor. Mas todo o que invocar o nome do Senhor será salvo, porque, sobre o monte Sião e em Jerusalém, haverá UM RESTO, como o Senhor disse, e entre OS SOBREVIVENTES estarão os que o Senhor tiver chamado" (cf. Jl 3,4-5).

O Senhor está reunindo os sobreviventes, aqueles que Ele escolheu e reservou para si. É o tempo da MISERICÓRDIA ao aproximar-se o “dia do Senhor”. É uma maravilhosa promessa: "Mas TODO O QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR SERÁ SALVO, porque, sobre o monte Sião e em Jerusalém, HAVERÁ UM RESTO, como o Senhor disse; e entre OS SOBRE­VIVENTES estarão os que o Senhor tiver chamado" (Jl 3,5).

Todas estas maravilhosas promessas do derramamento do Espírito Santo estão ligadas à vinda do Senhor. Está claro: o Senhor promete derramar o Seu Espírito antes da Sua vinda e por causa da Sua vinda!

Por que o Senhor derrama o Seu Espírito? Porque a Sua vinda está próxima! E por que Ele quer que usemos os dons do Seu Espírito? Para trazer de volta todos os Seus filhos.

(Trecho extraído do livro "Reinflama o Carisma" de monsenhor Jonas Abib)

Nenhum comentário:

Postar um comentário