terça-feira, 1 de junho de 2010

corpos christi




Corpus Christi é expressão latina que significa Corpo de Cristo. É uma festa da Igreja Católica que celebra a presença de Cristo na Eucaristia. A festa de Copus Christi é celebrada na quinta-feira após a comemoração da festa da Santíssima Trindade – que acontece no domingo depois de Pentecostes. Fácil né?!

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia.

Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.

O esperado, é que todo católico perticipe dessa procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade.

É nessa data também, que há o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário