Sacramento é um sinal sensível, instituído por Jesus Cristo, para nos conferir a graça. No sinal sensível,
distinguem-se a matéria e a forma. A primeira pode consistir num objeto
(água, óleo, pão) ou num ato (imposição das mãos, etc); e a segunda, a
forma, são as palavras que, juntas à matéria, constituem o sacramento,
formam um só sinal – com a significação e efeito próprios. A forma determina o
sentido da matéria. Derramar água na cabeça de uma criança poderia ser
para lavá-la fisicamente, mas as palavras usadas no Batismo dão a este
ato a significação espiritual. A matéria dos
sacramentos é relacionada com o efeito: no Batismo (pela água) nos
lavamos (do pecado original); na Eucaristia (pelo pão) nos alimentamos
(espiritualmente), e assim por diante. Um sacramento bem
administrado (com matéria e forma certas e juntas) produz o efeito
próprio, independentemente do valor de quem o administra – porque é o
próprio Deus quem age por meio dele. A virtude dos sacramentos vem dos
méritos de Jesus Cristo e não da pessoa que os executa. Os sacramentos são sete – e relacionam-se com toda a nossa vida. Há uma perfeita comparação entre a vida natural e a sobrenatural: - O homem nasce O Batismo o faz nascer para a graça; - O homem cresce e fortifica-se A Crisma tem essa função no plano espiritual; - O homem alimenta-se A Eucaristia é o Pão da Vida, o alimento da alma; - O homem cura-se A penitência é o remédio para a chaga espiritual, o pecado; - O homem na enfermidade e velhice, refaz-se A Unção dos enfermos alivia, consola e prepara para a morte; - O homem vive em sociedade, sob uma autoridade hierárquica A Ordem perpetua o ministério sacerdotal; - O homem propaga a espécie Esta é a função do Matrimônio. Todos os sacramentos nos dão a Graça Santificante. Mas uns levam a alma
ao Estado de Graça, tirando-a do pecado: levam a alma da morte para a
vida – por isso são chamados: sacramentos de mortos. Estes são o Batismo
e a Penitência – e a graça que conferem se chama graça primeira. Os demais também
produzem também a graça santificante, mas só podem ser recebidos por
quem já está em estado de graça, chamando-se, por isso, de sacramentos
de vivos. A graça que conferem, é um aumento da já existente na alma, é
chamada graça segunda. Além disso, cada
sacramento produz uma graça própria – a graça sacramental, isto é, um
direito às graças atuais necessárias para cumprir as obrigações impostas
pelo sacramento. No Batismo, por exemplo, recebe-se além da graça
primeira, recebe-se as graças atuais necessárias para se viver
cristãmente. Existem três
sacramentos que marcam definitivamente a alma que os recebe (e, por
isso, são recebidos uma só vez). Eles imprimem, na alma, um sinal
espiritual que jamais se apaga. São o Batismo, a Crisma e a Ordem. Um
padre, por exemplo, pode ser dispensado de suas obrigações sacerdotais,
porém, jamais deixará de ser padre. Viverá, talvez, desordenadamente,
mas o sacramento da ordem o acompanhará à eternidade. E, já que essa marca
se chama caráter (caráter = marca de Jesus Cristo na alma), o cristão,
simplesmente batizado e, mais ainda, o crismado e, com mais forte
motivo, o ordenado, deve distinguir-se pelo caráter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário